Almawave: os resultados da análise #italianelmondo sobre o tema “Twitter e o turismo de inverno”

04-02-2014

​04/02/2014

É Madonna di Campiglio a localidade turística mais twittada (6,2% dos tweets), seguida de Cortina d’Ampezzo e de Misurina. O Trentino Alto-Ádige reina entre as Regiões, mas como meta de esqui se afirmam também a Úmbria e as Marcas. Entre os esportes, a surpresa é o hóquei no gelo (34,7%), que cataliza mais conversações do que o esqui (30%), e as competições com raquetes de neve passam a fazer parte da classificação. O refúgio é muito apreciado como estrutura de hospedagem. Para os amantes dos “gorjeios”, o lago de Sauris é um dos lugares mais bonitos da Itália.

A análise “#italianelmondo” realizada pela Almawave, com a monitoração contínua de milhões de tweets, nestas últimas semanas se focalizou no turismo de inverno, descrevendo a vista panorâmica de um setor, o das férias, que desperta um grande interesse no canal social e reserva muitas surpresas.

A pesquisa tira, de fato, uma fotografia da Itália e deste tema particular, através do estudo, feito até hoje, do conteúdo de cerca de 22,3 milhões de tweets em 6 línguas (inglês, francês, alemão, espanhol, português e italiano), analisados com algoritmos estatísticos. Tratou-se de uma monitoração constante, 24 horas por dia, de todos os tweets sobre o tema “Itália” gerados no mundo inteiro, de 24 de setembro de 2013 a 22 de janeiro de 2014, organizados em 2.300 conceitos e 14 categorias.

Nessa ocasião, efetuou-se um foco específico dedicado ao turismo de inverno, em concomitância com a chegada da alta temporada, através da análise das interações relativas ao período de 27 de novembro de 2013 a 22 de janeiro deste ano, por um total de mais de 8,8 milhões de tweets.

As conversações sobre a meteorologia ocupam o primeiro lugar (68,4%), seguidas à distância das que se referem aos esportes a serem praticados (12,1%) e a cada localidade visada por férias (11,5%).

Por falar em metas turísticas, a nível de Regiões, as mais citadas nas conversações são as do norte do país: em primeiro lugar absoluto se classifica o Trentino Alto-Ádige (30,9% dos tweets), que atinge mais que o dobro da popularidade das demais Regiões: Vêneto (12,3%), Lombardia (11,6%), Vale de Aosta (11,4) e Piemonte (10,6%). A primeira Região dos montes Apeninos é, por sua vez, o Abruzo, com 9,5% das conversações.

Mais aguerrida resulta ser a competição entre cada localidade, cuja primazia foi conquistada por Madonna di Campiglio (6,2%), seguida por Cortina d’Ampezzo (5,8%) – devido também ao apagão que se verificou naquela localidade durante o Natal – e, em terceiro lugar, Misurina (4,4%). A seguir, Clavière, os Montes Sibilinos (uma surpresa), Cogne, Castel del Monte, Livigno e Sestrière.

Os esportes invernais mais citados foram o hóquei no gelo (34,7%) e, surpreendentemente, só em segundo lugar, o esqui (30%). Sobre o hóquei se twitta muito, predominantemente em inglês e espanhol, devido aos eventos ligados a essa prática esportiva: a “Universiade” do Trentino e a “Copa Itália Hóquei”. Mas, fala-se também de Vitali Kutuzov, ex-jogador do Milan e atual goleiro do Sesto San Giovanni Hockey. Mais embaixo na classificação, encontramos a escalada (7,2%), o excursionismo (7,2%), o snowboard, a patinação no gelo e o tobogã, assim como um esporte emergente: a competição com raquetes de neve (1,6%).

A análise também levou em consideração a tipologia das estruturas de hospedagem – a mais popular de todas é o refúgio (41,9%), seguido do chalé (25,3%) e da cabana (12,1%) – e o tipo de infraestruturas e serviços, entre os quais as pistas de esqui (25,6%) bateram o teleférico (10,1%) e as instalações de esqui em geral (9,0%). A curiosidade é que o “antigo” tele-esqui (7,2%) goza de maiores atenções no Twitter do que os transportes em funicular (4,9%) e as telecabines (4,2%).

A popularidade de eventos e manifestações no Twitter se confirma como sendo uma formidável reserva para as localidades turísticas: entre eles, discute-se principalmente sobre a “Universiade” realizada no Trentino Alto-Ádige (71,9%) e a “Copa do Mundo de Esgrima Feminina” (11,3%), que se realizará em Turim em fins de março. Com o uso de 140 caracteres se fala também sobre o “Ski Sunrise” (4,3%) e a “Ciaspalonga” no Monte Gazza (3,7%).

Nas interações feitas em várias línguas emergem também alguns aspectos inesperados: por exemplo, o esqui não é identificado só com os Alpes e as Dolomitas, mas também com os Montes Sibilinos, na Úmbria e nas Marcas; entre os espanhóis, a mais famosa localidade de esqui italiana é Cortina d’Ampezzo, ao passo que a Toscana não atrai os alemães somente por sua arte, comida e mar, uma vez que muitos deles se perguntam onde é possível esquiar naquela Região. O lago de Sauris, situado em Friul-Veneza Juliana, é considerado um dos lugares mais bonitos da Itália.

Uma citação conclusiva sobre a atenção dada à crise econômica e ao aumento dos custos: é causa de muita discussão o aumento de cerca de 3% nos pedágios entre o túnel do Monte Branco e o túnel de Fréjus.

"As análises Big Data Social são um instrumento válido e precioso para se fotografar o presente" - declarou Valeria Sandei, Administradora Delegada da Almawave, sociedade de inovação tecnológica do Grupo AlmavivA - "pois descrevem um mundo real e em movimento, oferecendo chaves de leitura inesperadas e permitindo previsões úteis para a interpretação das expectativas e o gerenciamento do futuro. Isto é ainda mais verdadeiro no âmbito da oferta turística".

"As soluções Almawave analisam e compreendem, em tempo real, volumes de dados cada vez mais crescentes, caracterizados por uma grande variedade. E é justamente essa variedade de fontes que determina o valor do serviço - continuou Valeria Sandei - A análise #italianelmondo prova o quão crucial seja a oferta Big Data Social e as Advanced Analytics para se perceber a realidade e transformar os negócios, aumentando a competitividade de empresas privadas e órgãos públicos".