A AlmavivA lança GIOTTO, a nova Plataforma Universal para a IoT

19-11-2015

A AlmavivA lança GIOTTO, a nova Plataforma Universal para a IoT

Para criar soluções IoT que melhoram a vida das pessoas na empresa, em casa e na cidade, foi criado GIOTTO, o motor universal da AlmavivA: um instrumento simples, econômico e seguro que recolhe e interpreta os dados dos dispositivos e integra os sistemas. Acordos com Universidades e Centros de Pesquisa para dar impulso à inovação na Internet das Coisas (Internet of Things).

Roma - 19 de novembro de 2015 - GIOTTO, AlmavivA Universal Platform for Enterprises, é a plataforma Cloud universal realizada pela AlmavivA para desenvolver, de maneira simples e segura, novos projetos na IoT.

Empresas, casas, estações, inteiras cidades, automóveis e até mesmo acessórios podem ser conectados à rede, transmitir dados e interagir reciprocamente. De acordo com alguns estudos internacionais, em 2020 haverá mais de 38 bilhões de objetos “inteligentes”. Hoje em dia, tais informações (Big Data e Analytics) são decisivas para melhorar a vida das pessoas e relançar a competitividade das empresas. Portanto, há necessidade de instrumentos capazes de simplificar a criação de aplicações e aptos a operar na total segurança dos dados recolhidos.

“Tornar as tecnologias acessíveis às forças inovadoras do país é uma absoluta prioridade. A partir de tais exigências, criou-se GIOTTO, um motor facilitador para se dar início a novos projetos, incentivar a pesquisa e fazer decolar novas companhias start-ups – afirma Alberto Tripi, Presidente do Grupo AlmavivA – GIOTTO é uma plataforma a serviço da inovação, para dar vida a aplicações úteis às pessoas e às empresas e para contribuir a dar impulso às tecnologias da IoT.”

As competências e a experiência da AlmavivA na base da Plataforma.
Graças às suas experiências de sucesso em vários setores - do campo “Green” com a plataforma de análise e gestão dos consumos SEM (Smart Energy Management), ao âmbito dos Transportes, com o sistema de serviços wi-fi em estação (Wi-Life Station), passando pela Segurança, Logística e Agricultura - a AlmavivA valorizou e integrou as suas competências para criar GIOTTO, a plataforma completa e flexível que une, em um único suporte, tornando-os compatíveis, todos os componentes úteis para se dar forma às ideias na Internet das Coisas.

“Nos últimos anos, o setor da Internet of Things – explica Stefano Mainetti, da School of Management do Politécnico de Milão - se transformou, tornando-se hoje um fenômeno “explosivo”. Também na Itália entraram em campo protagonistas globais, grandes empresas e, a partir do ano passado, dobraram-se os investimentos recebidos pelas startups do setor. Mas, quando se fala de conexão de objetos e de desenvolvimento de aplicações “smart”, torna-se fundamental encontrar uma modalidade de integração universal que supere os tradicionais silos tecnológicos, para garantir uma acessibilidade transversal, segura e confiável para todos os operadores, desde as grandes empresas até às startups.”

Uma plataforma universal segura, intuitiva e confiável.
GIOTTO é como um conjunto de tijolinhos dotados de cores e formas diferentes, ou seja, componentes de software compatíveis e interconectáveis, já parcialmente montados em elementos universais, reutilizáveis várias vezes, com os quais criar formas úteis e diferentes. Em GIOTTO estão presentes todos os softwares necessários para a imediata utilização projetual, para realizar soluções verticais na IoT. E, através de GIOTTO, podem-se conectar diferentes dispositivos em um único ambiente, fazendo com que eles interajam com as pessoas, as aplicações, os serviços e outros dispositivos. As soluções desenvolvidas através de GIOTTO podem efetivamente recolher e elaborar os dados gerados pelos sensores e dispositivos conectados à rede e colocá-los à disposição de usuários finais, de aplicações e de outros dispositivos.

A Plataforma Universal da AlmavivA é capaz de se conectar às outras redes e sistemas presentes na empresa e, graças a Cisco Intercloud Fabric, será possível conectar-se a sistemas e clouds heterogêneos.

“As parcerias são um dos pilares – junto com a pesquisa, o desenvolvimento e as aquisições – sobre os quais se apoia a nossa capacidade de oferecer aos clientes soluções e arquiteturas de alto valor”, comenta Agostino Santoni, Administrador Delegado da Cisco Italia. “O fato que, a partir da união das respectivas competências e visões, sejam criados instrumentos com a intenção de se satisfazerem, de modo inovador, as exigências tecnológicas das empresas na era da Internet das Coisas, confirma nossa convicção de que cultivar um ecossistema de colaboração estendido aos protagonistas do nosso mercado seja para a AlmavivA uma fundamental avalanca de desenvolvimento.”

Um estímulo à inovação e à pesquisa
Para incentivar a pesquisa e o desenvolvimento no âmbito da Internet das Coisas - setor esse que crescerá em 285% de hoje até 2020, segundo as previsões da Juniper Research - a AlmavivA estabeleceu acordos de colaboração com algumas Universidades Italianas (IoT Lab do Politécnico de Milão, CTL Sapienza e Universidade dos Estudos de Roma Tre) e Centros de Pesquisa. A AlmavivA, empenhada na digitalização do país e atenta à responsabilidade social de empresa, colocará GIOTTO e o seus próprio know- how à disposição dos pesquisadores, com o objetivo de estimular projetos de desenvolvimento e soluções inovadoras miradas a melhorar a vida cotidiana das pessoas também dentro das empresas.

Para maiores detalhes, acesse a Ficha Técnica