AlmavivA Contact: acordo com partes sociais em tutela do emprego

18-12-2015

AlmavivA Contact: acordo com partes sociais em tutela do emprego

Roma, 18 de dezembro de 2015 - A sociedade AlmavivA Contact, auxiliada pela Unindustria Roma (União dos Industriais e das Empresas de Roma), as organizações sindicais nacionais e territoriais, juntamente com as representações empresariais, assinaram hoje, em Roma, um acordo para se enfrentar a inaplicabilidade do contrato de solidariedade em curso, devido à recente alteração do enquadramento previdenciário da Empresa estabelecido pelo INPS (Instituto Nacional da Previdência Social), desde o setor da indústria até o terciário.

O referido acordo com as partes sociais satisfaz, de imediato, a necessidade de se salvaguardar o perímetro empregatício da Empresa, através de um diferente amortizador social - o contrato de solidariedade “defensivo” de tipo B - coerente com a nova classificação empresarial e com término previsto para o próximo 31 de maio de 2016.

Trata-se de um acordo que, todavia, corre o risco, já a curto prazo, de revelar-se inútil, com a consequente e inevitável perda de vários milhares de postos de trabalho, com a falta de imediatas intervenções miradas a modificar um cenário de mercado dominado por graves fenômenos distorsivos. Tais fenômenos são devidos à perdurante inobservância das leis italianas sobre a deslocalização das atividades - condição essa várias vezes ressaltada pelas próprias autoridades institucionais -, ao desrespeito do contrato nacional, a concursos públicos constantemente abaixo do custo do trabalho, a um desequilibrado sistema de incentivos e facilitações que continuam a alterar profundamente as condições de uma correta competição.