SMARTY, a app para reduzir o trânsito e incentivar o uso de meios alternativos

06-05-2015

Smart Transport for Sustainable City, (SMARTY) é a inovadora solução multi-device que sugere percursos "inteligentes" em tempo real

Smart Transport for Sustainable City, (SMARTY) é a inovadora solução multi-device realizada pela AlmavivA, Softec e outros parceiros para a Região Toscana que sugere percursos "inteligentes" em tempo real

Roma - 6 de maio de 2015 - Uma plataforma de serviços de informações sobre a mobilidade e o pagamento eletrônico, para promover o uso de sistemas de transporte tradicionais integrados com aqueles alternativos (como ônibus, transporte solidário e compartilhamento de bicicletas) e para conciliar tutela ambiental, eficiência energética e redução dos custos.

Este é o projeto de pesquisa industrial SMARTY concluído recentemente e que propiciou a realização de uma solução de protótipo encomendada pela Região Toscana à AlmavivA, com a parceria SMARTY composta pela Softec SpA, empresa líder do projeto, a Bassilichi SpA, o Departamento de Engenharia da Informação da Universidade de Florença, a Universidade de Pisa e a KKT.

SMARTY não é um simples navegador: é um sistema inovador que integra os dados colocados à disposição, em tempo real, pelas Entidades Locais (Open Data); fornece soluções "inteligentes" para satisfazer as exigências de deslocações dos cidadãos; sugere percursos que favorecem o uso de meios públicos para reduzir o congestionamento viário; envia, por sua vez, preciosas informações sobre o trânsito e a mobilidade à Província de Florença.

O usuário, por meio da app, está apto a programar percursos multi-objetivos, em tempo real, conforme critérios preferenciais configurados por ele mesmo, tais como a situação do trânsito ao longo do trajeto, a disponibilidade de meios de transporte alternativos/ sustentáveis (compartilhamento de bicicletas, transporte solidário etc.) e os parâmetros ambientais de poluição. SMARTY permite a realização dos pagamentos dos serviços adquiridos, o conhecimento sobre os eventuais atrasos dos meios públicos ou o estado de congestão dos estacionamentos.

Essa App consente uma comunicação de duplo sentido: os usuários podem assinalar situações gerais do fluxo de veículos (trânsito lento, engarrafamento etc.) e o sistema utiliza tais informações para enviar avisos aos que se encontram perto da zona crítica e propor percursos alternativos.

A AlmavivA realizou o módulo elaborativo referente ao cálculo das tarifas dos meios públicos necessários para se cobrir o percurso e construiu o sistema arterial desse inovador e complexo "organismo": uma plataforma baseada em cloud, que garante a integração, a interoperabilidade e a sincronização de todos os serviços efetuados pelos parceiros do SMARTY (tarifas, pagamentos, site web, cálculo do percurso, gestão dos estacionamentos) e a conexão de/para sistemas externos, como aqueles das entidades locais, de onde captar e para as quais fornecer os dados.
O maior desafio tecnológico foi a aquisição, em tempo real, de grandes quantidades de informações e o desenvolvimento de técnicas de mineração de dados, com algoritmos de otimização e previsão, para se interpretarem os parâmetros de mobilidade e ambientais.

Informações: http://www.smarty.toscana.it/