Nuvem Nacional: os conselhos de administração da AlmavivA e da Aruba aprovaram proposta para o MITD

29-09-2021

Roma/Bérgamo, 28 de setembro de 2021 - Os Conselhos de Administração da AlmavivA e da Aruba se reuniram hoje. Durante as respectivas reuniões, a proposta conjunta para a criação e gestão do Polo Estratégico Nacional (PSN) para a Nuvem, a infraestrutura essencial para hospedar dados e serviços da administração pública, definida pelo Plano Nacional de Recuperação e Resiliência (PNRR) e pelas diretrizes do Ministério da Inovação e Transição Digital como uma das macro-ações estratégicas para a evolução digital da Administração Pública.

A proposta da AlmavivA e da Aruba, apresentada no âmbito do Esquema de Parceria Público-Privada (PPP) de acordo com a legislação relevante, atende aos requisitos técnicos e de flexibilidade descritos na Estratégia de Nuvem Itália, graças à complementaridade integral entre as duas empresas e uma proposta de valor completa a abrangência de todos os serviços, responde às indicações da Administração Pública quanto à sensibilidade dos diferentes tipos de dados, fornecendo um horizonte temporal e recursos compatíveis com o quadro definido pelo PNRR.

A Aruba e a AlmavivA são empresas com propriedade integral e operação italianas, caracterizadas por sua reconhecida solidez econômica e financeira. A proposta desenvolvida privilegia a disponibilidade imediata de infraestruturas, aliada à excelência tecnológica e sustentabilidade ambiental que as distinguem, capazes de permitir uma aceleração do plano de migração, com marcos de melhoria no que diz respeito ao próprio planeamento do PNRR.