A Fundação Cortina 2021 e a AlmavivA lançam um sistema digital para mobilidade segura e inteligente

09-12-2020

No Alpine Ski World Championships vemos as soluções inovadoras da AlmavivA, parceira da Cortina 2021, para uma nova experiência turística em segurança. Monitoramento em tempo real do trânsito, usabilidade de estacionamentos, encostas, instalações e ônibus, acessibilidade de pontos de interesse sem filas e aglomerações. Informações úteis ao público no aplicativo móvel

Cortina d'Ampezzo (BL), 9 de dezembro de 2020 - Inovação digital a serviço do desporto com o mais alto nível e adepto da mobilidade campeã nas pistas e nas estradas. A Fundação Cortina 2021 e a AlmavivA lançam um sistema integrado e totalmente digital que lhe permitirá vivenciar a montanha de uma forma inteligente, segura e sustentável.

A AlmavivA, Parceira Técnica do Cortina 2021, traz o “Sistema Moova para a Mobilidade Central” para o Campeonato Mundial de Esqui Alpino. A Empresa Italiana de Informática, líder no setor dos transportes e no setor da Transformação Digital, oferece uma "Sala de Conferências" desenhada especificamente para facilitar a mobilidade em todo o território, agendada em Cortina d'Ampezzo de 7 a 21 de fevereiro de 2021, potencializando a sinergia entre todos os atores envolvidos. O sistema, instalado nos espaços da Fundação, permitirá ao Cortina 2021 apresentar os dados integrados de mobilidade disponibilizados pelos gestores de estradas e infraestruturas de Veneto, e dos dados abertos, num quadro unitário.

Segurança, sustentabilidade e logística são as chaves para o sucesso de um evento. De uma perspectiva de estrada inteligente e cidade inteligente, as funções da sala de situação permitem o monitoramento em tempo real do estado das estradas, vigilância por vídeo em pontos críticos para o gerenciamento de fluxos, eventos anômalos associados à mobilidade (por exemplo, acidentes, tráfego, eventos atmosféricos), atualizações sobre as condições meteorológicas, a usabilidade de parques de estacionamento, instalações médicas e anti-Covid, distribuidores, a localização das navetes, também integrados com informações e serviços relativos aos principais locais de interesse. A seção de Infomobilidade do aplicativo Cortina 2021 também disponibilizará atualizações ao público em tempo real por meio de um mapa dinâmico.

A experiência, após o Mundial, pode ser a base para o desenvolvimento de novas formas de transporte inteligente e serviços integrados de mobilidade sustentável, em benefício de residentes e turistas, em plena sintonia com a missão do Cortina 2021 de deixar um legado duradouro para a comunidade e para o território.

“O que apresentamos hoje é uma pequena, grande revolução na experiência do turismo de montanha que nos permitirá repensar, planear e organizar a mobilidade ao nível local, minimizando o trânsito rodoviário e facilitando as deslocações entre as diferentes zonas da nossa localidade, com vistas a uma maior sustentabilidade, declara Valerio Giacobbi, CEO da Fondazione Cortina 2021. Mais uma vez, o Mundial se mostra um indutor indispensável de desenvolvimento e transformação para repensar práticas e sistemas, ajudando a encontrar soluções inovadoras a combinar o desenvolvimento turístico da Rainha das Dolomitas com a atenção essencial a um território extraordinário, incluído nas Dolomitas, um Patrimônio Mundial da UNESCO».

“Qualidade de atuação, busca por resultados e empenho constante são objetivos que norteiam a atuação da AlmavivA e que estão na base de cada esporte em sua máxima expressão, afirma Smeraldo Fiorentini, Gerente Geral de Transporte da AlmavivA. Estamos felizes em sermos parceiros do Cortina 2021 e trazer o nosso contributo para a inovação digital graças à plataforma de mobilidade integrada Moova para o evento de significado global enraizado num território, o Véneto, com o qual temos colaborado há algum tempo. A nossa missão é apoiar empresas e administrações públicas em uma transformação digital que agregue valor. Fazemos isso graças à competência, experiência e know-how do Made in Italy, supervisionando as tecnologias mais avançadas».