A Almaviva adquire a empresa brasileira Magna com a contribuição da SIMEST

12-04-2024

51% da empresa brasileira de serviços de TI que fornece soluções tecnológicas inovadoras foi adquirida por 64 milhões de euros.

A empresa do Grupo CDP para a internacionalização de empresas italianas está participando com uma intervenção de 18 milhões de euros.

Assim, a Almaviva reforça seu crescimento no exterior no setor de TI com uma maior diversificação geográfica de seus negócios.

A Almaviva, grupo italiano de inovação digital, anuncia que adquiriu 51% da Magna Sistemas Consultoria S.A. e sua subsidiária integral Pyxisinfo Tecnologia Ltda.

A Magna é uma empresa  brasileira de serviços que fornece soluções inovadoras  baseadas em diferentes tecnologias, com 26 anos de história no mercado. Está sediada em São Paulo, com duas filiais (Rio de Janeiro e Brasília) e mais de 1.000 funcionários, e atua em todo o país, fornecendo soluções personalizadas para clientes públicos e privados.

A transação equivale a 64 milhões de euros e foi financiada principalmente com fundos disponibilizados pela Almaviva. A SIMEST, empresa do Grupo Cassa Depositi e Prestiti que apoia a internacionalização de empresas italianas, contribuiu com 18 milhões de euros para a transação, que promove o crescimento do principal grupo italiano de TI na América do Sul.

A aquisição ocorreu por meio da criação de uma NewCo, de propriedade proporcional da Almaviva e da SIMEST, Brita S.A., e com o apoio de um financiamento de médio e longo prazo do BPER Corporate & Investment Banking, no valor de 20 milhões de euros. As empresas adquiridas apresentam uma posição de caixa sólida.

“A aquisição faz parte da estratégia de crescimento adotada pela Almaviva, que expande seu desenvolvimento em Tecnologia da Informação, garantindo uma maior diversificação geográfica de seus negócios", comenta Marco Tripi, CEO do Grupo Almaviva, "uma transação extraordinária que reforça nossa posição como líder global no setor de TI".

"Com esse investimento, a SIMEST contribui para o ambicioso projeto da Almaviva de fortalecer e aumentar sua presença em uma área estratégica como a América do Sul", comentou Regina Corradini D'Arienzo, CEO da SIMEST. "O mercado latino-americano é um mercado-chave para a SIMEST, que nos últimos três anos apoiou mais de 250 empresas, investindo em seus projetos de expansão na região. Acreditamos firmemente no potencial de nossas empresas que desejam crescer em escala global a partir da Itália e temos orgulho de apoiá-las por meio de investimentos em ações e instrumentos financeiros".

A SIMEST, com este investimento, adquire uma participação minoritária na newco brasileira, fornecendo a liquidez necessária para a implementação de um grande plano de expansão do Grupo na América do Sul. O Fundo de Capital de Risco também esteve envolvido na transação, um instrumento facilitador que a SIMEST administra em acordo com o Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional.

O investimento se soma à atual carteira de ações da SIMEST, que tem mais de 230 projetos em todo o mundo, com mais de 800 milhões de euros. Apenas em 2023, através da entrada no capital de empresas, a SIMEST  registrou transações patrimoniais de cerca de 170 milhões de euros, dos quais 94 milhões de euros em recursos próprios e 74 milhões de euros em recursos do Fundo de Capital de Risco.

No momento da aquisição, a Magna passou a se chamar Almaviva Solutions S.A.

A Almaviva adquire a empresa brasileira Magna com a contribuição da SIMEST