Inteligência Artificial: a Almawave é uma das primeiras empresas na Europa a certificar o uso de IA na área de Dispositivos Médicos

12-02-2024

A Almawave é uma das primeiras empresas na Europa a obter certificações para o uso da Inteligência Artificial em saúde e dispositivos médicos. A empresa reforça assim ainda mais a sua posição no setor de Saúde, com duas prestigiadas certificações, emitidas pela entidade certificadora DNV.

A primeira, de acordo com a norma internacional ISO 13485, certifica o sistema de gestão da empresa relativo ao desenvolvimento de softwares de saúde para apoio a decisões clínicas; a segunda, de acordo com o Regulamento Europeu de Dispositivos Médicos 2017/745 (MDR), certifica a conformidade com os requisitos regulamentares relativos ao projeto, produção e comercialização de dispositivos médicos nos países da União Europeia.

"A inteligência artificial certamente será capaz de apoiar um caminho não só de eficiência na saúde, mas também de melhoria da qualidade de vida das pessoas", comentou Valeria Sandei, CEO da Almawave, "O importante é que a adoção de novas tecnologias potenciais na área de telemedicina seja sempre acompanhada de critérios rigorosos que visem a proteção das pessoas. A certificação MDR, particularmente em temas inovadores como os que tratamos, é um processo longo e complexo, mas que visa garantir aspectos técnicos e clínicos de relevância primária".

O uso da Inteligência Artificial na área de Dispositivos Médicos pode trazer múltiplos e significativos benefícios para o sistema de saúde, em termos de monitoramento de pacientes e eficiência e qualidade do sistema de suporte e da telemedicina.