A AlmavivA apresenta o cartão intermodal para os transportes

25-02-2016

De 1° a 3 de Março próximo em Karlsruhe, na Alemanha

A solução inovadora que integra os vários sistemas de emissão de bilhetes e facilita o uso do transporte público por parte do cidadão

Roma, 25 de fevereiro de 2016 - Um cartão universal válido para trens regionais, ônibus, metrô e, dentro em breve, também para a Alta Velocidade. É o que apresenta a AlmavivA na Feira Internacional IT-TRANS, o evento bienal dedicado à digitalização do transporte público urbano e que se realizará de 1° a 3 de Março próximo em Karlsruhe, na Alemanha.

A nova solução da AlmavivA consente o acesso a vários meios de transporte, mesmo de operadores diferentes, dando forma ao conceito de “Mobility as a Service”.

Trata-se de um cartão a ser utilizado em trens regionais, ônibus e metrô, sem necessidade de comprar vários títulos de viagem, sempre recarregável através de “self-service” ou por via internet. Dentro em breve, poderá ser empregado também nos trens de alta velocidade, com extensão para outros serviços de transporte, tais como a partilha de carro (“car sharing”), táxis etc.

Baseado no padrão Calypso 3.1, com um “data model” desenvolvido pela AlmavivA e certificação “Spirtech”, o cartão intermodal, atualmente em uso na região do Piemonte, satisfaz a exigência dos “smart travellers”, sempre conectados, de soluções para a mobilidade que são simples, eficientes e ricas de informações. E sustenta, ao mesmo tempo, um uso rápido e inteligente do transporte público, removendo os obstáculos que são devidos, até hoje, à falta de integração dos sistemas de bilheteria eletrônica e à ausência de padrões interoperativos.

A feira IT-TRANS realiza-se de dois em dois anos e é uma ocasião de confronto para empresas, associações e administradores públicos, sobre a gestão inteligente do tráfego, os inovadores sistemas de comunicação e de segurança, sendo também uma vitrine de novos produtos, serviços e soluções para o transporte público urbano.

Link de acesso ao site da Feira