Almawave: tem início “Social Analysis Sanremo 2014”, a monitoração das conversações no Twitter sobre o Festival da Canção Italiana

14-02-2014

​Realizada em colaboração com a Fundação Ugo Bordoni, a monitoração analisará, em tempo real, o “sentimento” dos usuários das redes sociais sobre o evento.

Giusy Ferreri é a “big” mais popular no Twitter, com 313.035 seguidores. O segundo lugar é de Arisa, o terceiro é de Frankie Hi Nrg, o qual resulta estar, porém, em primeiro lugar quanto ao número de tweets postados em seu perfil (mais de 200.000).

Entre os “jovens”, o domínio imbatível é de Rocco Hunt, com quase 32.000 seguidores.

Roma, 14 de fevereiro de 2014 - A Almawave, sociedade de inovação tecnológica do Grupo AlmavivA, lança, a partir de hoje, “Social Analysis Sanremo 2014”, a monitoração, em tempo real, do sentimento das redes sociais e, mais particularmente, dos usuários de Twitter, sobre o próximo Festival da Canção Italiana, que tem início 18 de fevereiro, terça-feira.

Realizada através da colaboração com a Fundação Ugo Bordoni, a pesquisa tem o escopo de fotografar o posicionamento “social” da transmissão televisiva mais popular na Itália e se desenvolve no âmbito de uma parceria para o desenvolvimento de soluções altamente avançadas e inovadoras neste campo entre a Almawave e a Fundação supra referida. A “Social Analysis Sanremo 2014” prevê a monitoração do buzz, ou seja, o que se fala sobre a transmissão, os condutores, os cantores em concurso e os convidados, identificando todas as citações no Twitter (menções, hashtags, termos correlacionados). Além disso, será feita uma análise do sentimento sobre os personagens do Festival e os temas dele emergentes, através de uma estimativa estatística das grandezas das categorias: tweets com opinião positiva, negativa e neutra.

A “Social Analysis Sanremo 2014” satisfaz a exigência de se medir um fenômeno cada vez mais difundido – o chamado second screen – e sintomático da progressiva integração conceitual e operativa entre a TV, tela tradicional onde se vê o que acontece, e o Twitter, uma segunda tela onde comentar, em tempo real, o que se vê na TV, e desenvolver interações entre os usuários no que se refere aos conteúdos.

A metodologia adotada para a análise – que será feita através da coleta contínua dos tweets em tempo real a partir das 20:00 de cada noitada, com a elaboração dos resultados quase em tempo real – prevê três fases:

• retrieval: a extração dos dados dal canal Twitter com base em um conjunto de termos e palavras-chave;
  • data management: gestão e arquivamento inteligente dos dados, com uma capacidade de armazenagem adequada às dimensões da informação a ser tratada;
  • social business intelligence: levantamento estatístico dos conceitos emergentes, interrogação de DB e análise dos dados e sentimento.

Ao dar início à análise, a Almawave fotografou os accounts no Twitter dos principais protagonistas do Festival, descrevendo a presença social deles em termos de popularidade (número de seguidores) e de comunicatividade (número de tweets realizados).

Quais são os cantores mais curtidos pela redes sociais? Em primeiro lugar, entre os “Cantores afirmados” por número de seguidores, resulta ser Giusy Ferreri (313.035), em segundo lugar Arisa (221.106) e, em terceiro, Frankie Hi Nrg (129.995). Em quarto e quinto lugares, em termos de popularidade, classificam-se, por sua vez, respectivamente, Francesco Renga (102.854 seguidores) e Noemi (67.975).

O mais atuante entre os cantores no Twitter resultou ser nitidamente Frankie Hi Nrg que, em seu perfil, inseriu 209.677 tweets e se distanciou da segunda classificada, Noemi (67.975 “gorjeios”), e do terceiro, Francesco Sarcina (44.566 tweets). Uma curiosidade para este cantor: é também o “big” que segue um maior número de usuários do Twitter, com mais de 216.000 seguimentos.

Quanto aos “Jovens”, o dominador imbatível é Rocco Hunt, tanto por número de seguidores (31.937) como por quantidade de tweets gerados em seu perfil oficial (125.952), seguido à distância - em ambas as classificações - em segundo lugar, por Veronica De Simone (3.787 seguidores e 17.157 tweets).

Os convidados pré-anunciados são campeões de popularidade nas redes sociais, como demonstram os mais de um milhão de seguidores de Ligabue (1.161.631), mas também o seguimento importante que têm o cantor e compositor belga Stromae (757.492), o cômico Enrico Brignano (219.292), o cantor escocês Paolo Nutini (199.805) e o astronauta Luca Parmitano (118.652).

Enfim, os condutores: Fabio Fazio resulta ser muito popular no Twitter, com mais de 346.000 seguidores em relação aos cerca de 36.000 seguidores de Luciana Littizzetto, a qual, porém não atua muito em seu account: somente 80 tweets contra os cerca de 16.000 de Fabio Fazio. “A Almawave vem investindo há anos, em seus laboratórios, no desenvolvimento da semântica e da interpretação da linguagem natural como estímulo para a compreensão, em tempo real, das opiniões e do sentimento na rede”, declara Valeria Sandei, Administradora Delegada da Almawave, que prossegue: “A integração de nossas tecnologias avançadas com as soluções de retrieval e as metodologias científicas desenvolvidas no decorrer dos anos pela Fundação Ugo Bordoni, nos garantem hoje um resultado de absoluta excelência na análise dos conteúdos televisivos”.