Concurso SPC Cloud, Lote 3: contrato assinado, Portal operacional

27-04-2017

Foi assinado o contrato entre a Consip e o Agrupamento Temporário de Empresas formado por AlmavivA, Almawave, Indra e PwC.

A fase operacional já começou. O Portal para as administrações públicas centrais e locais, dedicado à interoperabilidade, Open Data e Big Data já está online

Roma, 27 de abril de 2017 – O contrato-quadro do Lote 3 da licitação SPC Cloud foi assinado entre a Consip e o Agrupamento Temporário de Empresas formado pela AlmavivA, na qualidade de mandatária, Almawave, Indra e PricewaterhouseCoopers.

Já está em funcionamento no site www.spclotto3.it o portal de Governo e gestão dos fornecimentos dedicado aos serviços de Cooperação aplicativa, Open Data e Big Data, onde as Administrações Públicas centrais e locais podem ter acesso a todas as informações necessárias: disciplina normativa, documentação contratual e diretrizes para a celebração e execução dos Contratos Executivos e as formas de adesão ao Contrato-Quadro.

Os objetivos dos novos serviços, segundo as diretrizes definidas pela Agenzia per l'Italia Digitale (AgID – Agência para a Itália Digital) são: valorizar o patrimônio informativo das Administrações Públicas, através do desenvolvimento de sistemas de Big Data em apoio aos processos decisórios e de negócios; assegurar a interoperabilidade entre os aplicativos; garantir a transparência dos dados entre Administrações e para com os usuários dos serviços.

A adesão aos contratos-quadro permite reduzir os custos, manter elevados padrões qualitativos e reduzir o time-to-market dos projetos. Com uma economia para as Administrações Públicas centrais e locais, graças à redução do custo unitário dos serviços e do custo administrativo das licitações individuais, que deixam de ser necessárias.

A assinatura do contrato do Lote 3 da licitação SPC Cloud, fortalece a ação Consip e AgID para a implementação dos projetos de “Crescimento Digital” pelas Administrações Públicas: iniciativas e serviços voltados para a implementação do plano trienal TIC e o desenvolvimento dos sistemas informativos da Administração Pública italiana.