“Smart Energy Management”, da AlmavivA, em concurso no “Solar Decathlon Europe 2014” com a equipe RhOME

19-05-2014

A solução de análise, monitoração e controle dos consumos energéticos do Grupo AlmavivA, SEM, foi escolhida por Rhome, a única equipe italiana em concurso nas Olimpíadas das Habitações Sustentáveis. A tecnologia italiana a serviço da criatividade e excelência projetual Made in Italy

Roma, 19 de maio de 2014 – “RhOME for denCity”, o único projeto arquitetônico 'green' italiano entre os vinte selecionados no mundo para participar do desafio de bioarquitetura “Solar Decathlon Europe 2014”, escolheu SEM - Smart Energy Management, a solução de análise, monitoração e controle dos consumos energéticos do Grupo AlmavivA, para o protótipo de casa que estará em concurso nas Olimpíadas das habitações mais sustentáveis, a serem realizadas em Versailles, França, no mês de junho.

RhOME for denCity”, projeto dirigido pela arquiteta Chiara Tonelli, do Departamento de Arquitetura da Universidade dos Estudos “Roma Tre”, graças à tecnologia da AlmavivA – o grupo italiano líder na Tecnologia de Informação e Comunicação – reafirma, assim, o valor da italianidade.

Solar Decathlon Europe”, competição reservada para as universidades e dedicada à arquitetura sustentável, na sua terceira edição, este ano será realizada na França, em Versailles, de 27 de junho a 14 de julho. As universidades participantes, que projetaram os vinte protótipos admitidos, realizarão a Aldeia Solar: as habitações serão posteriormente abertas ao público para serem visitadas nos dias da manifestação e a equipe que idealizou o projeto habitará no protótipo para demonstrar a sua viabilidade e vivibilidade.

Além disso, haverá um desafio entre as habitações, em dez provas com pontuações (Arquitetura, Engenharia e Construção, Eficiência Energética, Equilíbrio da Energia Elétrica, Condições de Conforto, Funcionamento da Casa, Comunicação e Sensibilização Social, Urbanística e Acessibilidade Econômica, Inovação, Sustentabilidade) avaliadas por um júri de expertos internacionais.

Com a finalidade de participar do evento de Versailles com um modelo arrojado em termos de aspectos de controle das informações geradas pelo protótipo habitacional, a equipe RhOME optou pelo know-how da AlmavivA, empresa altamente qualificada no setor da Tecnologia de Informação e Comunicação e presente há anos no mercado dos “Smart Buildings”.

A AlmavivA dá apoio ao RhOME com SEM - Smart Energy Management, una plataforma acessível também por meio da rede telemática que consente, com um único instrumento, a navegação pelas informações de consumo em tempo real para redes de edifícios, segundo uma lógica geográfica, e a identificação de eventuais ocorrências anômalas, uma solução de Business Intelligence aplicada a todo o banco de dados das medidas (históricas e em tempo real) e um painel de Building Energy Management System para a gestão das atuações.

Trata-se, portanto, de um único DBMS (Data Base Management System) que integra e correlaciona medidas energéticas, dados ambientais, características estruturais dos edifícios, dados de instalações, dados de utilização ou de produção, assim como as características dos contratos de abastecimento.

Na última edição de “Solar Decathlon Europe”, em 2012 – também naquela ocasião foi o único projeto Made in Italy selecionado para participar do concurso, sempre liderado por Chiara Tonelli – a equipe italiana foi eleita campeã mundial de sustentabilidade, colocando-se em terceiro lugar a nível mundial.