O projeto AlmavivA Green ganha o Prêmio “Buone Pratiche HR 2014”. Premiadas as empresas ecossustentáveis no 43° Congresso Nacional Aidp

29-05-2014

29 de maio de 2014

A AlmavivA recebeu o segundo prêmio “Buone pratiche HR 2014” no 43° Congresso Nacional Aidp, Associação Italiana para a Direção do Pessoal

O Prêmio AIDP é dedicado às histórias e aos resultados das empresas que, na Itália, fazem com que o esforço sustentável seja um elemento de competitividade e um critério-guia na definição das estratégias empresariais.

Os 7 projetos finalistas identificados por uma Comissão de expertos entre 36 candidaturas, foram julgados por uma plateia qualificada de quase 500 votantes.

O pódio de prata da AlmavivA foi obtido graças às características de inovação do Projeto AlmavivA Green.

A AlmavivA optou por uma via original: transformar o Grupo AlmavivA em sentido ecossustentável, graças ao esforço comum entre Empresa e sindicato.

Foi constituído um Green Team misto (Empresa-Rsu) e transversal (com representantes das diversas áreas de interesse: Recursos Humanos, Comunicação, Serviços Gerais, Aquisições, Qualidade etc.), com a incumbência de promover e coordenar todas as atividade green na empresa.

Colocaram-se em prática ações destinadas a reduzir os consumos e o impacto ambiental das atividades, através de modelos de comportamento e intervenções organizativas e de gerenciamento de instalações e logística. Foi também inovada a oferta comercial em campo ambiental, por meio da realização de arquiteturas e serviços de TI segundo princípios de eficiência energética.
A AlmavivA realizou e utiliza, junto às suas próprias sedes, SEM – Smart Energy Management, uma plataforma de TI para a monitoração e a racionalização dos consumos energéticos dos edifícios.

A título de exemplo, os resultados obtidos de 2009 a 2013 foram estes: redução de 60% nos consumos energéticos per capita junto à sede de Roma, em Casal Boccone, para 2.300 toneladas de CO2; redução do consumo de papel de 16,9 kg/p para 8,3 kg/p; redução de 1 milhão de garrafas de plástico por ano.
Foi também triplicada a potência de elaboração do Hyper CED AlmavivA, reduzindo-se os consumos em 45%, passando-se dos sistemas de elaboração tradicionais para aqueles virtualizados de alta eficiência.
O projeto AlmavivA Green permitiu ainda o melhoramento da qualidade do sistema de relações industriais, graças à confrontação empresa-sindicato a níveis de interlocução mais altos e à perseguição de um importante objetivo comum.