“Smart Energy Management” da AlmavivA ganha, com RhOME, a Copa do Mundo da Arquitetura Verde

14-07-2014

O projeto da equipe italiana da Universidade Roma Tre obtém o primeiro lugar no “Solar Decathlon Europe 2014”

Roma 14 de julho de 2014 - Existe uma Itália que ganhou a Copa do Mundo, aquela da eficiência energética, da inovação, da sustentabilidade e da beleza. “RhOME for denCity”, a casa solar projetada e construída pelo Departamento de Arquitetura da Universidade Roma Tre, graças também à solução de análise, monitoramento e controle dos consumos energéticos (SEM) do Grupo AlmavivA, bateu as equipes adversárias da Alemanha, Chile e Holanda no “Solar Decathlon”, as Olimpíadas da Arquitetura Sustentável.

Lançada em 2002 pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos, este ano a competição se realizou em Versailles, de 27 de junho a 12 de julho. "Esta também é a vitória da Itália que sabe produzir inovação, criatividade e esforço em um setor de ponta", declara Chiara Tonelli, chefe de equipe de RhOME. "É um sucesso não só nosso, mas também do grupo de empresas de excelência que nos ajudou a realizar uma casa apta a vencer o desafio proposto: viver de maneira mais ecológica em cidades cada vez mais densamente populosas.”
"E também é o resultado de todos esses meses de intenso trabalho, o ápice da paixão e da perseverância de toda a equipe. A nossa intenção não era vencer prova por prova, mas garantir principalmente o verdadeiro funcionamento da habitação, para fazer com que ela se tornasse não um sonho e, sim uma possibilidade concreta: RhOME não foi criada para permanecer sobre uma folha de papel, mas para constituir uma verdadeira alternativa apta a enfrentar os desafios ambientais e energéticos. Trata-se de uma casa que satisfaz a necessidade de se aumentar a densidade urbana, eliminando desperdícios energéticos, feiura, construções civis ilegais e degradação, aumentando a coesão social e a capacidade de se darem respostas coletivas à crise".

"Para termos casas realmente eficientes do ponto de vista energético – refere Stefano Capelli, responsável pela área Verde e Projetos de Novos Negócios do Grupo AlmavivA – é fundamental dispor também de uma ótima solução informática que consinta o comando da complexidade com instrumentos intuitivos e eficazes, utilizando os dispositivos com os quais estamos acostumados a interagir: telefone, tablet, computador. Com SEM, a AlmavivA realizou um sistema desfrutável em âmbito residencial, testado com sucesso nessa ocasião e aplicável mesmo sob condições menos sofisticadas do que aquelas da competição, ou seja, em contextos habitacionais, realidades de moradia altamente eficientes de nova realização ou requalificações energéticas de conjuntos residenciais existentes. O objetivo de SEM – conclui Capelli – é oferecer, com eficácia e simplicidade, as informações mínimas necessárias para se obter a máxima eficiência energética.”

As provas do “Solar Decathlon” constituíram um rígido teste para RhOME, a habitação estudada para a requalificação das áreas ocupadas por construções civis ilegais do bairro Tor Fiscale, em Roma, submetendo-se-a a verificações de construção e qualidade arquitetônica, de engenharia, eficiência energética, sustentabilidade, design e vias de transporte, comunicação e sensibilização do público. Além disso, o balanço energético, as condições de conforto e o funcionamento da casa foram monitorados pelos juízes durante toda a competição. Foram dez provas (Decathlon) que evidenciaram de que maneira essa casa idealizada para produzir mais energia do que aquela consumida, utilizar instrumentos de defesa passiva contra as temperaturas tanto quentes como frias, manter sob controle a qualidade do ar e permitir funções quer de moradia quer de trabalho, seja uma proposta de sucesso na perspectiva de uma sociedade que se caracterize por baixas emissões de carbono.

O jogo de equipe, a inovação e uma atenção especial dispensada à integração e inclusão social, representam os pontos de força do protótipo RhOME.