A Fincantieri e a AlmavivA juntas para uma mobilidade sustentável e segura

26-04-2021

O acordo vai promover o made in Italy também neste setor altamente competitivo.

Trieste/Roma, 26 de abril de 2021 - A Fincantieri, por meio da sua subsidiária, a Fincantieri NexTech, e a AlmavivA, grupo italiano líder em inovação digital, firmaram um acordo de colaboração para apoiar e acelerar o processo de digitalização no setor de transporte e logística. O objetivo é fomentar um sistema de mobilidade mais próximo das novas necessidades de circulação de pessoas e bens, prestando particular atenção ao impacto ambiental e à segurança.

A parceria visa o desenvolvimento de soluções baseadas nos novos paradigmas e tendências da mobilidade moderna, como o veículo conectado (carro equipado com sensores que permitem perceber a realidade envolvente e interagir com ela) e a estrada inteligente (que permite a comunicação e a interligação entre veículos), visando aumentar a segurança das viagens e dos passageiros. Além disso, serão desenvolvidas aplicações para processos de segurança de transporte e manutenção preditiva, com o apoio de algoritmos de inteligência artificial e do gêmeo digital, que reproduz todas as características da infraestrutura em formato digital tridimensional e virtualmente “navegável”.

Estas soluções dirigem-se a todos os participantes do setor, desde os gestores aos operadores e prestadores de serviços, às autoridades e entidades públicas responsáveis pelo planejamento e controle.

O acordo entre as duas empresas inclui ainda um plano de desenvolvimento dentro do mercado internacional, de promoção do made in Italy e de garantir que este terá sucesso também num setor altamente competitivo, agora dominado por players americanos e chineses.

Alberto Tripi, Presidente do Grupo AlmavivA, declarou: “Uma parte significativa dos recursos do PNRR será destinada ao setor de transporte e logística. Esta é uma oportunidade única para o desenvolvimento do nosso país em áreas estratégicas como mobilidade sustentável, transporte coletivo, segurança rodoviária e logística intermodal e com a parceria com a Fincantieri damos ao sistema do país sólidas competências e tecnologias digitais made in Italy”

Giuseppe Bono, CEO da Fincantieri, declarou: “A colaboração reúne o altíssimo conteúdo de inovação expresso por duas empresas que consideram a pesquisa e o desenvolvimento um motor essencial. Com esta iniciativa, iremos aumentar ainda mais as nossas competências digitais, apostando na utilização de inteligência artificial para monitorizar as infraestruturas e o território, bem como a integração das várias redes de mobilidade. Daremos assim uma importante contribuição para o setor dos transportes, certamente um dos principais, para onde convergem os melhores recursos do país”.