AlmavivA no Polo Mecatrônica: desenvolvendo soluções digitais para a Indústria 4.0

25-06-2018

A nova sede de Rovereto duplica a presença do grupo italiano de Tecnologias da Informação, na região do Trentino. De 15 a 30 funcionários

A AlmavivA escolheu o Polo Mecatrônica, incubadora hi-tech da Trentino Sviluppo (Trentino desenvolvimento), para abrir uma nova sede dedicada à potencialização da pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias ligadas à mecatrônica, indústria 4.0, gerenciamento de energia (energy management), móvel e mobilidade. A nova atividade será operacional a partir do mês de julho, aumentando a própria relação com o território do Trentino, inclusive através da busca de pessoal qualificado e a potencialização de parcerias e colaborações com as empresas já presentes. O Polo Mecatrônica enriquece-se, graças a uma empresa do setor de tecnologias da informação, que se integra perfeitamente no ciclo produtivo, realizando plataformas digitais ao serviço da indústria 4.0, quer em relação à produção, isto é a interface inteligente entre dispositivos ou maquinarias, quer ao gerenciamento de energia.

“Quanto mais o Polo Mecatrônica crescer em seus diversos setores – afirma Sergio Anzelini, Conselheiro Executivo da Trentino Sviluppo –, de espaços para as empresas a laboratórios de pesquisa e prototipação, passando por uma presença cada vez mais qualificada das escolas, tanto mais esse lugar se tornará interessante para as grandes empresas, que nele encontram um ambiente particularmente dinâmico e desafiador. A nova chegada é a prova, e nos dá a possibilidade de inserir um grupo industrial com competências de destaque no setor da informática aplicada à mecatrônica, fortalecendo assim o ciclo produtivo das competências e dos serviços oferecidos”.

O Polo hi-tech da Trentino Sviluppo oferece um ecossistema muito interessante, que consegue envolver, criando uma combinação de alto valor agregado, organismos públicos, centros de pesquisa, pequenas e médias empresas – declara Antonio Amati, Diretor Geral da Divisão TI da AlmavivA -. Trata-se de um ambiente muito favorável para criar inovação tecnológica, atuando num contexto com grande sinergia, para trabalhar com projetos locais de pesquisa, mas também recolhendo experiências locais às quais oferecer um porte nacional”.

A nova sede de Rovereto vai se agregando à antiga sede de Trento, duplicando a presença local da AlmavivA, que passa a ter de 15 a 30 profissionais. Entre os projetos mais importantes realizados na província, lembramos o desenvolvimento e a gestão do sistema informático do transporte público local (MITT) e o aplicativo Trentino Accessibile (Trentino acessível), desenvolvido a partir do projeto de pesquisa Context Aware. A AlmavivA realizou diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento nos setores de Cidade Inteligente (smart city), Transportes, Nuvem Segurança e Indústria 4.0, financiados através de editais dos Ministérios italianos de Universidades e Pesquisa e de Desenvolvimento Econômico, e europeus (Horizon 2020).

Com referência ao âmbito mecatrônico, o Grupo está desenvolvendo o projeto IoT Giotto, que tem por objetivo a evolução e o fortalecimento da plataforma empresarial dedicada à gestão e conexão inteligente de diversos dispositivos no âmbito industrial, as chamadas smart factories, fábricas inteligentes, graças também ao desenvolvimento, durante os anos de parceria com os mais importantes atores nacionais e internacionais, como: Oracle, Microsoft, Amazon, Cisco, IBM, Google.