O RicovAI-19 Nasceu: a Inteligência Artificial da Almawave a serviço da saúde na luta contra Covid

08-04-2021

Cidadãos e médicos do Município de Offagna (AN) como protagonistas de estudo científico e ensaio clínico piloto para análise em tempo real os parâmetros clínicos do paciente

"A IA é o aliada estratégica de pacientes e médicos no combate à pandemia" aponta Valeria Sandei, CEO da Almawave

Roma, 8 de abril de 2021 - A Almawave, empresa italiana líder em Inteligência Artificial (IA), análise de linguagem natural e serviços de Big Data, apresenta o RicovAI-19, um projeto lançado nas últimas semanas no município de Offagna (AN), graças à colaboração entre os Hospitais de Ancona, a Universidade Politécnica de Marche, ASUR Marche e as empresas Vivisol e Aditech. Este é um estudo de viabilidade piloto (intervenção não farmacológica) e um ensaio clínico em que a Inteligência Artificial apoia concretamente, em vários níveis, pacientes, médicos e hospitais no complexo desafio de combater a pandemia de Covid-19 e em perspectiva aplicável ao diagnóstico e prognóstico de outras e diferentes patologias. As tecnologias de IA desenvolvidas para este projeto pela Almawave permitem analisar em tempo real múltiplos parâmetros clínicos do usuário positivo ou com sintomas de Covid (temperatura corporal, pressão arterial, saturação de oxigênio e frequência respiratória), para calcular o chamado Indicador de Estabilidade clínica e para transmitir os resultados prontamente aos médicos. Este último, à distância, fará todas as avaliações, diagnósticos e prescrições posteriores de quaisquer tratamentos e iniciativas adequados para a gestão de cada caso. Tudo isso graças a um dispositivo portátil emparelhado com um celular e um aplicativo dedicado. Os instrumentos são disponibilizados aos pacientes gratuitamente, graças aos investimentos realizados pela Almawave e à colaboração dos demais parceiros. O RicovAI-19, além de reduzir o acesso aos pronto-socorros, visa repensar a assistência médica à distância e em geral o modelo de atenção à saúde na área.