Contratos telefônicos: um algoritmo em tutela dos consumidores e das empresas

09-06-2016

A novidade no panorama de aplicação da Análise da Fala (Speech Analytics), ideada pela Almawave para os contratos a distância: o cidadão é protegido contra fornecimentos não solicitados e sabe o que comprou; as empresas são ajudadas a seguir as diretrizes da Agcom para evitar multas.

Roma, 9 de junho de 2016 - Prevenir fornecimentos indesejados para os cidadãos e tutelar as empresas com uma monitoração que garanta o respeito constante das diretrizes da Autoridade Garante da Concorrência e do Mercado.

Esse é o objetivo da nova solução ideada pela Almawave para os contratos a distância. Após a leitura telefônica das condições de venda, um algoritmo sofisticado avalia a correspondência entre o texto escrito e aquele verbal. Se os termos coincidem, dá-se prosseguimento à ativação do serviço por meio de contrato; se alguma coisa foi omitida ou distorcida, o contrato é anulado.

É a solução Iride Voice V.O. (Verbal Ordering), uma novidade no panorama de aplicação da Speech Analytics, tecnologia em cui a sociedade de inovação tecnológica do Grupo AlmavivA obteve reconhecimentos internacionais. Verbal Order (Encomenda Verbal) é uma modalidade de fechar um contrato a distância, especialmente por via telefônica, prática cada vez mais difundida. Recorre-se a ela para a venda de serviços telefônicos e de pay-tv, de produtos financeiros e para contratos de fornecimento de serviços energéticos: consiste na gravação de uma conversação em que ocorre uma transação econômica, a qual documenta a exatidão e a autenticidade da encomenda feita. Em vários casos, porém, detectou-se uma não conformidade entre o que estava escrito no contrato e o que foi dito oralmente. Iride Voice V.O. verifica três tipologias de erros: a inserção oral de palavras não constantes do texto do contrato, a ausência de palavras importantes ou a substituição de alguns termos. Através dos sistemas de transcrição automática da voz e de um algoritmo específico, o sistema atribui, pontos, então ao nível de exatidão na validação entre texto e gravação.

"Um sistema que garante o consumidor e tutela as empresas: esta nova solução permite uma radical transformação do processo de gerenciamento dos contratos a distância - comenta Valeria Sandei, Administradora Delegada da Almawave - passando por controles manuais e amostragem, atingindo uma monitoração automática e completa de todas as chamadas e evidenciando só aquelas que não satisfazem, potencialmente, os requisitos necessários."

O nível de exatidão, as eventuais discrepâncias ou erros, várias informações e, sobretudo, o resultado do processo no contrato, convergem para uma síntese gráfica clara e imediata e permitem a continuação do processo, que pode ser concluído mediante uma comunicação automática do resultado da transação ao cliente final. Este último é, assim, protegido contra fornecimentos não solicitados e tem conhecimento daquilo que adquiriu.