RhOME for denCity, a casa vencedora do Solar Decathlon, com o sistema de monitoração dos consumos energéticos SEM da AlmavivA, exposta, a partir de hoje, em Chienes (Bz)

28-01-2015

O protótipo habitacional, que produz mais energia do que aquela que consome, permitirá que os visitantes interajam com o sistema de análise energética em tempo real.

Roma, 28/01/2015 – É inaugurado, hoje, RhOME for denCity, o protótipo habitacional italiano vencedor do Solar Decathlon 2014, as Olimpíadas Mundiais da Arquitetura Verde, projetado e realizado pelo Departamento de Arquitetura da Universidade “Roma Tre” e dotado do sistema de controle dos consumos energéticos criados pela AlmavivA.

A casa está exposta, a partir de hoje (de 29 de janeiro a 1° de fevereiro), junto ao Rubner Center de Chienes (Bz), por ocasião da Klimahouse, a feira líder na Itália no setor da eficiência energética e da sustentabilidade na construção civil, realizada em Bolzano.

rhome_3sm.jpg

RhOME for denCity é um módulo habitacional urbano, ideado como um apartamento de cerca de sessenta metros quadrados, apto a produzir mais energia do que aquela que consome, por meio da utilização de energias renováveis, da aplicação de estratégias naturais passivas e a aplicação da solução SEM – Smart Energy Management, o sistema de análises, monitoração e controle dos consumos energéticos realizado pela AlmavivA, empresa italiana líder no setor da Tecnologia de Informação.

sem.png

A plataforma permite analisar via web os andamentos, no curso do tempo, de todos os consumos energéticos (pontos de luz, eletrodomésticos, aquecimento, ar condicionado, temperatura, umidade, qualidade do ar etc.), assinalando valores anormais via mail/sms, quando o resultado dos comportamentos e consumos pode ser melhorado.

A casa exposta em Chienes – visitável, a partir de 29 de janeiro, na sede da empresa do Alto Ádige responsável pela sua construção – será dotada de um sistema informático que reproporá os desempenhos obtidos no concurso, relatando a análise dos consumos, minuto por minuto, ao longo de todo o período da competição Solar Decathlon 2014, que durou uma semana. Em seguida, o sistema será ativado para se efetuar  uma análise, em tempo real, da energia efetivamente consumida durante a presença dos visitantes na habitação, os quais poderão interagir com os instrumentos e os eletrodomésticos ali instalados.

"Por ocasião da competição, foi ideado Dwell, a evolução de SEM para o setor residencial – afirma Stefano Capelli, responsável pela Área Verde e Projetos de Novos Negócios do Grupo AlmavivA – um sistema desfrutável em âmbito doméstico, testado com sucesso e aplicável em contextos habitacionais, realidades altamente eficientes de nova realização ou requalificações energéticas de conjuntos já existentes". O objetivo da solução SEM – conclui Capelli- é oferecer com eficácia e simplicidade um mínimo de informações necessárias para se obter o máximo em termos de eficiência energética.”

Os testes do Solar Decathlon foram muito severos. O balanço energético, as condições de conforto e o funcionamento da casa foram monitorados pelos juízes durante todo o período da competição, por meio de dez provas que evidenciaram de que modo a casa tenha sido pensada para produzir mais energia do que aquela que consome, para utilizar instrumentos de defesa passiva contra as temperaturas tanto quentes quanto frias, para manter sob controle a qualidade do ar e permitir as funções quer de habitação quer de trabalho, representando uma proposta triunfante do ponto de vista de sociedade de baixas emissões de carbono.

grafico-4sm.jpg