AlmavivA, Almawave, Gualtiero Marchesi, Fundação Centro San Raffaele e TooMuch apresentam “Feed for Good”

30-09-2013

O sistema inovador que conjuga alta culinária, saúde e tecnologia para o bem-estar de vida

feed for good.jpg“Feed for Good” (Nutrir para o Bem-Estar) é uma plataforma inteligente que fornece serviços personalizados ligados à nutrição e aos hábitos alimentares para induzir cada cidadão a conceber sua relação com a alimentação como corresponsável de seu próprio bem-estar. Trata-se de um projeto criado em sintonia com o tema básico da Expo 2015 de Milão: a comida.

O sistema gerencia as informações relativas às exigências nutricionais e ao perfil médico-clínico individual e "recupera" dados a partir de fontes heterogêneas (receitas, tradições, métodos de cultivo etc.), fornecendo um menu diário adaptado a cada indivíduo e garantindo a traçabilidade dos hábitos nutricionais cotidianos graças a um "diário" digital.

Mas “Feed for Good” promete fazer muito mais: através de um avançado motor de busca semântico, permitirá que se encontrem informações personalizadas expressas em linguagem natural, através de um sistema integrado de pesquisa extremamente sofisticado e baseado em algoritmos de vanguarda e de última geração, para "entender" o conteúdo das vídeo-receitas, convidando a aprofundar o conhecimento de ingredientes, utensílios e modalidades de preparação, a fim de se apreciar e melhor compreender a arte culinária.

feed-for-good-marchesi.jpgTudo isto graças também a um "Cicerone" excepcional, o Mestre Gualtiero Marchesi, representado por um simpático avatar em 3D de última geração, que fornece preciosos conselhos e acompanha o usuário através de uma navegação agradável, divertida e instrutiva.

O projeto foi realizado graças à contribuição da Assessoria para as Atividades Produtivas, de Pesquisa e Inovação da Região Lombardia que, com essa iniciativa, quis alcançar os objetivos visados através do Programa Operacional Regional (POR) de Competitividade, financiado com o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDR). É consentindo a atuação de tais projetos que se reforçam a competitividade e a dinamicidade da economia do território, favorecendo-se a coesão social, o crescimento e o desenvolvimento para toda a sociedade.

Equipe do projeto
Os indivíduos envolvidos na realização do projeto representam as excelências em tema de saúde, alta culinária e inovação tecnológica:

• Gualtiero Marchesi srl: empresa empenhada desde sempre na pesquisa e inovação de tudo o que se refere à enogastronomia e à capacidade de se unirem temas culinários com outros aspectos que envolvem a vida cotidiana dos cidadãos: Arte, Tecnologia e Saúde.
  • Fundação “Centro San Raffaele”: através da unidade IRIS - Inovação e Pesquisa nos Serviços de Vida e Saúde, concebe, projeta e desenvolve sistemas e serviços inovadores dirigidos aos cidadãos, para a prevenção e a promoção de estilos de vida mais saudáveis.
  • AlmavivA/Almawave: o Grupo AlmavivA, líder italiano na Tecnologia de Informação e Comunicação, ocupa-se, entre as suas múltiplas atividades, de conceber interfaces inovadoras de interação entre o usuário e as instituições e desenvolver soluções tecnológicas aptas a auxiliar a evolução dos sistemas e processos operacionais de administrações públicas e empresas, a fim de melhorar o nível de serviços em um mercado que passa por uma contínua transformação.
  • TooMuch Design in motion: ocupa-se de gráfica e comunicação, da realização de conteúdos audiovisuais estruturados e de qualidade e da pesquisa de linguagens iconográficas e narrativas inovadoras.

Síntese do projeto

A busca de um nível elevado da qualidade de vida requer que a sociedade e os seus atores unam suas próprias competências e desfrutem ao máximo as possíveis sinergias, para enfrentarem com sucesso os novos desafios da saúde. Para se preservar e promover uma condição de saúde geral, entram em jogo numerosíssimos fatores, entre os quais uma alimentação correta, que adquire cada vez mais importância ao gerar as condições necessárias para um completo bem-estar individual. Nesse contexto se insere o projeto “Feed for Good”, um sistema inteligente que permite a gestão conjunta de informações estruturadas e não estruturadas, onde o interesse é voltado para o indivíduo e suas necessidades, com o escopo de gerar serviços personalizados capazes de satisfazer suas próprias exigências nutricionais, fornecendo indicações sobre uma alimentação correta e, através de formatos inovadores (como as vídeo-receitas semânticas), de auxiliá-los na preparação de pratos da cozinha mediterrânea. O impacto potencial do projeto é orientado para três fatores principais:

• tecnologia: o projeto é fortemente inovador e visa a tornar acessível a um mais amplo mercado, a tecnologia mais avançada e eficaz, ou seja, aquela semântica;
  • cultura: o projeto pretende dar uma resposta concreta às organizações públicas que estão começando a perceber quão fundamental é elevar a qualidade da vida da população, a partir de conceitos básicos como a alimentação e os estilos de vida corretos;
  • custos: o projeto tem o objetivo de propor um modelo que, ao apresentar o cidadão como co-produtor de seu próprio estado de saúde, poderá ter um efeito sobre os custos de gestão do sistema sanitário, com a consequente redução do impacto econômico e social associado ao aparecimento de patologias relativas a  estilos de vida incorretos e comportamentos arriscados.

Resultados

O projeto de pesquisa ocasionou o desenvolvimento do protótipo de uma plataforma tecnológica interna destinada ao fornecimento de serviços focalizados no usuário e em suas próprias exigências alimentares e nutricionais, através de várias modalidades como um portal web e aplicações para dispositivos móveis (em particular para tablets e smartphones), distribuidores automáticos e outras modalidades transmediais que permitem uma fruição dos serviços nos diferentes contextos da cotidianidade.
O portal “Feed for Good” permite que o usuário crie um perfil próprio, onde inserir as criticidades dietéticas (alergias e intolerâncias) e dados fisiológicos e médicos, mas, sobretudo, seus próprios gostos e preferências; elaborar todos os dados do modo mais eficaz e agradável, a fim de se motivar o usuário a se relacionar mais corretamente com os alimentos. Através de uma plataforma dotada de alto coeficiente tecnológico, apta a extrair (a partir de diferentes fontes de informações) dados sobre alimentos, receitas, tradições agro-alimentares etc., é possível receber conselhos e indicações nutricionais personalizadas, uma dieta específica compatível com cada perfil, construir um menu diário apropriado, composto por produtos de elevado nível qualitativo e manter um traçado dos próprios consumos e hábitos através da compilação de um diário alimentar e de uma agenda das atividades de todos os dias.

feed-for-good-tablet.jpgO sistema “Feed for Good” permite o acesso aos serviços de maneira cômoda e imediata, por meio de dispositivos móveis que consentem, entre outras coisas, desfrutar de serviços específicos desenvolvidos para dar apoio ao usuário em cada contexto cotidiano. Desse modo, um tablet ou um smartphone se transforma em um instrumento para a criação da lista de compras e de assistência durante a fase de aquisição (shopping assistant) ou em um instrumento para aprender a cozinhar através de vídeo-receitas realizadas especificamente, que orientam o usuário na preparação assistida de um prato (cooking assistant). O formato concebido para as vídeo-receitas – o qual desfruta das mais avançadas técnicas de computer vision, com reconhecimento de ingredientes, utensílios e ações – consente a interação com o usuário e o acesso dinâmico a uma série de conteúdos e informações contextualizadas. O usuário pode ser também acompanhado, nas várias atividades, por um avatar em 3D, o que torna a navegação e todas as operações extremamente simples e agradáveis.

Maiores informações e material divulgativo (somente para a imprensa) estão disponíveis no endereço web www.ffg.eservices4life.org