AlmavivA Contact Palermo: os trabalhadores aprovam o entendimento, acordo assinado

24-05-2017

Roma, 24 de maio de 2017 – O êxito do referendum realizado na AlmavivA Contact em Palermo apresenta um resultado positivo e uma indicação de responsabilidade compartilhada.

O amplo consenso dado ao Acordo – mais de 82% dos votantes – é a prova que os trabalhadores compreenderam os elementos inovadores e os conteúdos de melhora que o caracterizam em relação a qualquer outro acordo alcançado até agora entre organizações sindicais e empresas do setor.

O entendimento visa definir as bases para enfrentar a crise, defender o emprego, recuperar competitividade, com o objetivo sendo o equilíbrio econômico para o estabelecimento produtivo de Palermo.

Um desafio que deverá contar com o necessário desenvolvimento de um mercado regulamentado, hoje possível graças às recentes medidas de Governo, e com a também necessária definição da situação ligada às atividades em andamento com a Alitalia.

O acordo, assinado ontem em Palermo entre a Empresa e as Representações Sindicais Unitarias, prevê um conjunto de medidas: de amortecedores sociais a novas iniciativas de welfare empresarial, do novo impulso de qualidade e eficiência produtiva, promovendo percursos de formação voltados ao fortalecimento das competências profissionais, a atuações provisórias, durante um prazo de 12 meses, sobre tratamento econômico.

O acordo também prevê a criação de uma Comissão Paritária, composta por representantes dos trabalhadores (RSU), das Organizações sindicais locais e da Empresa, com a tarefa de monitorar a implementação das medidas fixadas, analisando seu impacto sobre o andamento do estabelecimento.