AlmavivA e Hit Rail assinam acordo estratégico para os serviços de interoperabilidade e IT no setor ferroviário europeu

06-03-2017

Uma mais próxima colaboração no âmbito das normas TAF e do projeto com RFI

Roma, 6 de março de 2017 – Um acordo estratégico de cooperação para os serviços de interoperabilidade foi assinado entre a AlmavivA e a Hit Rail b.v. O acordo vai permitir o aumento da conectividade e o desenvolvimento de sistemas de alto desempenho para o setor ferroviário, com o objetivo de responder às novas Especificações Técnicas de Interoperabilidade (ETI) europeias nos setores de transporte de passageiros e de mercadorias.

A AlmavivA, fornecedor de serviços ICT para o setor transportes e logística, líder do mercado italiano, e a Hit Rail b.v., sociedade holandesa que administra infraestruturas para as comunicações de dados internacionais, juntaram as próprias competências, colaborando para oferecer novos sistemas ao setor ferroviário. No âmbito do acordo, as empresas vão promover uma os serviços da outra, comercializando serviços conjuntos de forma não exclusiva.

O empenho da AlmavivA vai ser voltado principalmente para o desenvolvimento de software, hospedagem de sistemas e gerenciamento de aplicativos; a Hit Rail vai fornecer conectividade e interoperabilidade, oferecendo as próprias competências no setor ferroviário europeu e respectiva legislação. A Hit Rail tem um profundo conhecimento das normas TAF e TAP, da interface comum e das mensagens entre empresas ferroviárias (Railway Undertakings, RU) e responsáveis pelas infraestruturas (Infrastructure Managers: IM).

As duas empresas vão trabalhar juntas a projetos conjuntos, desenvolvendo, implementando e testando sistemas capazes de garantir o cumprimento das normas TAF e TAP.

O acordo insere-se na colaboração entre a AlmavivA e a Hit Rail b.v. no âmbito da busca de uma solução para RFI (Rede Ferroviária Italiana). Trata-se de um projeto para ajudar a Sociedade que gerencia a rede nacional a transpor algumas partes das normas TAF europeias. O clima favorável de colaboração, que nasceu no âmbito desse projeto, estimulou as duas empresas a assinarem um memorando de entendimentos, que foi assinado no final do passado mês de janeiro, que, no futuro, poderá dar vida a colaborações ainda mais próximas.

O acordo ocorreu num momento de grandes mudanças e avanços no setor ferroviário europeu, caracterizado por uma maior liberalização, nos países europeus, dos sistemas ferroviários, capaz de estimular a entrada no mercado de novos pequenos operadores. Ao mesmo tempo, a União Europeia vai introduzir novas normas sobre a interoperabilidade e as comunicações entre os sistemas ferroviários, com a necessidade de uma interface comum e um maior uso de sistemas de mensagens padronizadas.

Smeraldo Fiorentini, Diretor Geral da Divisão Transportes da AlmavivA, afirmou: “Já desenvolvemos uma relação muito próxima com os nossos colegas da Hit Rail, e estamos entusiasmados com a ideia de trabalhar juntos ao projeto RFI, realizando outras parcerias no futuro. Tudo isso vai permitir oferecer aos nossos clientes um serviço integrado, baseado no melhor da nossa experiência no âmbito ICT, junto aos conhecimentos da Hit Rail sobre os requisitos de comunicação, interfaces e interoperabilidade que os sistemas ferroviários europeus exigem hoje".

Antonio Lopez, Administrador Delegado da Hit Rail, considera o acordo com a AlmavivA um exemplo da colaboração, cada vez mais forte, entre os operadores do setor ferroviário: “O nosso acordo com a AlmavivA, e o trabalho realizado em conjunto até agora sobre o projeto para RFI vão ajudar ambas as empresas a ampliar o porte dos próprios serviços, oferecendo soluções ainda mais poderosas para IM e RU em toda a Europa, que possam garantir a conformidade com as novas normas ETI para o transporte de mercadorias e passageiros."